segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FIFA 11 vs PES 2011


Todos os que são verdadeiros amantes de futebol virtual decerto já experimentaram as duas demos dos pesos pesados do género. Como é natural, as impressões com que cada um ficou já terão dado azo a muitas e boas conversas entre amigos, num saudável exercício de debate e confronto de ideias. Como há um ano atrás, fiquem de seguida com algumas considerações, e sintam-se à vontade para partilharem, em franco espírito de comunidade, as vossas opiniões em relação ao tema.


FIFA 11


Gráficos – Penso que desta geração pouco mais há a esperar. Mesmo assim, Fifa 11 apresenta os habituais melhoramentos, com um especial trabalho em relação à fisionomia de cada jogador, um maior realismo de movimentos e um aumento do número de animações. Não sendo substancialmente diferentes de Fifa 10, a qualidade daquilo que é apresentado no ecrã é inquestionável.

Som – Comentários actualizados conforme a época em curso e um acréscimo de palavras de ordem dentro do campo foi aquilo que eu consegui depreender como novidades visíveis (ou, neste caso, audíveis).

Jogabilidade – Aqui sim, Fifa 11 revela uma face quase nova. Muito mais pausada do que em Fifa 10, a jogabilidade presente nesta demonstração revela um excelente salto em direcção a um ainda maior realismo, com um substancial aumento do uso do corpo do jogador como variável indiscutível no controlo e disputa da bola, acabando com o uso excessivo de jogadas ao primeiro toque, seja porque a eficácia do passe está muito mais dependente da colocação e habilidade do atleta, seja porque já se torna mais difícil aos adversários roubarem a bola ao portador da mesma. Penso que essa é a principal alteração a assinalar, e a que irá exigir mais adaptação. No restante, a receita continua sólida, obedecendo às regras que têm assegurado o domínio da série nos últimos anos.


PES 2011

Gráficos – Devo confessar-vos que a minha primeira grande surpresa em relação ao PES deste ano foi ao nível do grafismo. Na verdade, e pela primeira vez nesta geração, embora com matrizes diferentes, o grafismo de cada um dos jogos parece-me equivalente. Com um conjunto de filtros evoluídos, a sofisticação apresentada pelos visuais de PES (de onde destaco o ambiente e jogadores banhados pelo sol), dificilmente deixará alguém indiferente. A uma pequena revolução feita nas animações dos jogadores há também que somar uma profunda mudança no layout do jogo, alterações que, penso eu, contribuirão para um rejuvenescer da série.

Som – Sem comentários para apreciar, o único destaque reside numa redução significativa do ruído produzido pelo esférico, aproximando-se do registo oferecido pela série Fifa.

Jogabilidade – Aqui sim, e ainda mais do que no grafismo, a minha surpresa foi significativa. Cortando quase completamente com o passado, a jogabilidade deste PES é muito mais pausada, acabando com as loucas correrias que caracterizavam a série desde há alguns anos, ao mesmo tempo que introduz um controlo de bola bastante mais assertivo. Infelizmente, a física da bola ainda não é a melhor, sofrendo de um peso excessivo, nomeadamente nas chegadas ao destino, e a barra de potência (demasiado colorida para o meu gosto), sofre de alguma hipersensibilidade. Mesmo assim, há que fazer justiça ao trabalho da Konami, que resolveu evoluir a série para parâmetros bastante mais actuais, antevendo boas surpresas para o futuro. Os guarda-redes, em minha opinião, continuam a ser um ponto forte a assinalar, principalmente nas saídas à bola, departamento em que sempre conseguiram ser superiores à série Fifa.


Veredicto final – Foi preciso esperar pelo ano de 2011 para se encontrar algum equilíbrio na balança. Se nos remetermos somente à jogabilidade, a solidez da jogabilidade de Fifa já não denota tanta superioridade em relação à de PES, que consegue agora oferecer uma solução válida, e diferente, para que todos possamos praticar, nos nossos sofás, o desporto-rei. Nesse campo, a maior vantagem de Fifa talvez seja a fidelização já existente às mecânicas da série, o que poderá servir de entrave à deslocação de jogadores de um lado para o outro. Mesmo assim, há que saudar o aparecimento de mais uma opção, pois fanboyismos à parte, sou da opinião de que o que interessa a todos são bons jogos de futebol. Esperemos que as versões finais confirmem esta transformação, marcando desde já encontro aqui, no XTP, para as respectivas análises.

Retirado de xboxteamportugal e Tdias

1 comentário:

  1. fdx tu tas maluco o melhor jogo que ta aqui é o pes 2011 o fifa nem see compara

    ResponderEliminar